A Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Sefaz e os Correios, realizou uma operação em Campo Grande que resultou na apreensão de milhares de produtos ilegais, incluindo 2.260 sachês de Snus — um derivado de nicotina sintética proibido no Brasil — e 6.600 cápsulas de fitoterápicos falsificados. O Snus contém um nível de nicotina 6,5 vezes maior que o de um cigarro comum, aumentando os riscos de dependência e doenças graves, como câncer e problemas cardiovasculares.
Além disso, os fitoterápicos apreendidos estavam adulterados com medicamentos alopáticos, como corticoides e ibuprofeno, podendo causar graves complicações de saúde, como gastrite, falência renal e hipertensão. A SES alertou sobre o perigo das compras online, onde muitos produtos são falsificados e não possuem registro da Anvisa.
A operação reforça a importância de adquirir produtos apenas em estabelecimentos licenciados e com orientação médica, destacando a colaboração com a Polícia Federal no combate ao comércio clandestino. Denúncias podem ser feitas pelos números 136 ou 151.
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Divulgação SES